#ZINE Estridente

História: Tudo começou quando tinha 14 anos ecomecei a tocar guitarra, comecei a pesquisar sobre bandas femininas já existentes no mundo, foi então que eu descobri um movimento dentro do punk que questionava o sexismo existente no rock como um todo chamado Riot Grrrls, foi então que comecei a me interessar por feminismo e conhecer novas bandas, cheguei inclusive a ter banda só de menina de punk rock que se chamava DIU, optei portanto num primeiro momento em ter banda, e não em fazer um zine, mas sempre admirei e sempre tive vontade de fazer. A banda acabou, virei baixista, e depois fui cantar rap, sim rap… Foi uma experiência muito rica, cheguei a gravar 6 músicas, mas decidi parar por motivos pessoais e porque estava fazendo faculdade e a música num todo tomou muito meu tempo. Depois me formei e comecei a dar aula de sociologia\filosofia. Comecei a querer voltar a tocar, mas era muito difícil montar banda, então decidi eu mesma criar um ZINE para expor minhas opiniões de forma simples e divertida com um cunho ativista no feminismo (que nunca morreu dentro de mim). O Estridente além de falar sobre feminismo, tem dicas de filmes, bandas femininas que gosto de ouvir, e nas próximas edições terão também dicas de livros interessantes que já li ou que pretendo ler. Este zine começou em em Agosto de 2012 mesmo, a primeira edição distribuir na marcha do Dia do Basta a corrupção que aconteceu dia 7 de setembro em Uberaba, e distribui para alguns amigos além de scanear e deixar disponível para download na internet, o #2 foi lançado no festival de hardcore Union Fest que aconteceu no clube Sírio Libanês também em Uberaba, enviei também algumas cópias para a banda Anti-Corpos distribuir na cidade de São Paulo e Santos (tanto o #1 como o #2). O #3 pretendo lançar na virada cultural do Triângulo Mineiro em Novembro.  O Estridente é feito de forma TOTALMENTE ARTESANAL, tanto na criação com recortes de revistas e jornais velhos, desenhos feito a mão e texto as vezes feito a mão ou imprimidos e colados.

Para baixar:  http://cultiveresistencia.org/arquivoriotgrrrl/estridente_01.pdf

Para entrar em contato: jessicabvaleriano@hotmail.com

Deixe um comentário

